Luiz Calcagno
Um total de 2,8 mil ciclistas participaram do Passeio Ciclístico Rodas da Paz, na manhã de ontem (3), na Esplanada dos Ministérios.
O evento reuniu brasilienses, integrantes da organização não governamental Rodas da Paz, do grupo Bicicletada Nacional, que vai para o Rio de Janeiro de bicicleta para participar da Rio + 20, além de 30 refugiados de países como Colômbia e Bangladesh, que vivem no Distrito Federal.
Além de chamar a atenção para o uso da bicicleta como meio de transporte ecológico, o evento serviu para comemorar antecipadamente o Dia Internacional do Refugiado, celebrado em 20 de junho.
Durante grande parte do trajeto, a Polícia Militar teve o cuidado de deixar uma faixa liberada para os carros. Quem passava via o tráfego intenso de bicicletas, uma cena pouco comum na capital federal. Em entroncamentos e saídas, PMs chegaram a parar o trânsito por alguns minutos para a passagem do grupo.
Os ciclistas percorreram um trajeto de 15 quilômetros, que teve o Museu Nacional como ponto de encontro. Atrás de um trio elétrico, eles seguiram pela Esplanada dos Ministérios, pela Ponte JK e pela Feira da Torre. A bicicletada acabou no ponto de origem, às 13h.
Fonte: Correio Braziliense