A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos
Assistenciais (ADRA) tem oferecido assistência a
centenas de famílias de refugiados que fogem do
conflito na Síria. Desde o ano passado, a ADRA ofertou a mais de cem famílias, ajuda em dinheiro para cobrir despesas com aluguel na Jordânia.
A agência também tem parceria com o governo da Alemanha para distribuir roupas de inverno para cerca de 3.500 famílias que vivem no campo de refugiados de Al Zaatari, em Mafraq.
Segundo a ONU, 70 mil sírios já morreram em dois anos de guerra civil. E o número de pessoas que se refugiaram na Jordânia, Líbano e Turquia já passa de 1,5 milhão. A maioria delas são mulheres e crianças.
A ADRA identificou outras necessidades da região e agora está implementando um projeto para fornecer assistência ginecológica e obstétrica para mulheres sírias refugiadas em West Bekaa, Líbano. Na Capital Beirute, a agência pretende oferecer aulas de meio período para crianças refugiadas.
Vídeos para crianças
Incentivar a solidariedade desde cedo e apresentar para os pequenos o que a agência adventista faz ao redor do mundo são os objetivos da produção As Aventuras da ADRA Para Crianças. A coleção lançada no início de junho tem dez vídeos que apresentam os projetos da agência em países como Bangladesh, Quênia, Sri Lanka e Brasil.
O kit do material é formado por um guia de implementação para os líderes, DVDs com guias e atividades, videoclipe promocional e CD com canções. A ideia é que o material seja usado nas Escolas Cristãs de Férias, escolas adventistas e clubes de aventureiros. A produção pode ser acessada no site www.videos.adventistas.org.
Manual do Voluntário
Em maio, o terceiro encontro anual dos líderes da
ADRA Brasil, em Brasília, definiu importantes ações
da ONG. Três assuntos estratégicos foram discutidos
com mais profundidade durante o encontro:
o programa de voluntariado da ADRA Brasil que será
organizado e expandido em todo o país, o sistema
de doações online que foi oficialmente lançado
no encontro, e a revisão do Plano Nacional de
Gestão de Emergências.
No fim do encontro, foi aprovado o Manual do Voluntário da ADRA Brasil e um programa de intercâmbio de voluntários, que pretende facilitar a participação de brasileiros em
projetos da agência na América do Sul.
Segundo Paulo Lopes, diretor da ADRA Brasil, a agência executou 59 projetos de desenvolvimento comunitário e de assistência em 2012, que beneficiaram diretamente 247.842 pessoas. A agência conta com 704 funcionários e captou 16 milhões de reais para as ações do ano passado.
Fonte: Adventistas