O Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, António Guterres, agradeceu hoje à União Europeia pela contribuição de €63 milhões – por meio da Comissão de Ajuda Humanitária Europeia (ECHO, na sigla em inglês) – para atender os sírios deslocados pelo conflito. Esta é a maior doação em parcela única já feita pela UE ao ACNUR, e permitirá que a agência dê apoio vital para as pessoas mais vulneráveis afetadas pela maior crise humanitária da atualidade. O anúncio de hoje chega dois dias após as Nações Unidas e seus parceiros lançarem um apelo por US$ 6,5 bilhões para a Síria, a maior quantia já solicitada por uma agência humanitária.
“Devemos fazer o possível para ajudar aqueles que perderam tudo neste conflito. Uma das prioridades do ACNUR é ampliar o apoio aos países vizinhos durante o inverno, onde vive a grande maioria dos refugiados sírios e onde as necessidades são maiores do que nunca. O ACNUR agradece o apoio da União Europeia,” disse o Alto Comissário para Refugiados, António Guterres.
De acordo com a Comissária da União Europeia para Ajuda Humanitária, Kristalina Georgieva, “nossa colaboração com as agências da ONU é vital para garantir a assistência geral oferecida pela Europa a esta terrível crise. Trabalhar juntos nos possibilita alcançar muitos dos milhões de homens, mulheres e crianças que estão sofrendo o impacto desta tragédia”, afirmou.
Mais de 2,3 milhões de pessoas deixaram a Síria desde o início do conflito, em março de 2011. Este é um dos maiores êxodos de refugiados da história recente, com outras 6,5 milhões de pessoas deslocadas dentro da Síria. A contribuição da União Europeia ajudará o ACNUR e seus parceiros a garantir assistência humanitária aos deslocados na Síria e aos refugiados no Líbano, Jordânia e Iraque.
Para outras informações, entre em contato com:
Em Bruxelas, Melita Sunjic, +32 472 291 588 ou sunjic@unhcr.org
Em Genebra, Dan McNorton, +41 79 217 3011 ou mcnorton@unhcr.org
Em Brasília, Luiz Fernando Godinho, + 55 61 3044 5744
Fonte: ACNUR