ONU elogia escolha de duas mulheres para negociar paz na Colômbia

domingo, dezembro 1, 2013

Conflito civil resultou em milhares de refugiados

Conflito civil resultou em milhares de refugiados

As Nações Unidas elogiaram a decisão da Colômbia de nomear duas mulheres para as equipes de negociações de paz com rebeldes no país.

Em comunicado, a ONU Mulheres “aplaudiu a escolha do presidente Juan Manuel Santos de levar mais equilíbrio de gênero” ao processo de paz.

Ausência

As duas mulheres, María Paulina Riveros e Nigeria Rentería, passaram a fazer parte das equipes que negociam com o governo colombiano e os rebeldes da Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Farc.

O conflito na Colômbia que começou na década de 60 já matou 600 mil pessoas.

Segundo a ONU Mulheres, a decisão de nomear duas negociadoras é uma resposta também aos pedidos, feitos há vários anos, por organizações  femininas na Colômbia. De acordo com a entidade, a presença de Riveros e Rentería é um contraste com a situação de ausência de mulheres nas negociações até agora.

Mulheres e Crianças

As conversações entre a Colômbia e as Farc, que ocorrem em Havana, Cuba, pretendem chegar a um acordo final para transformar a Farc num movimento político, desarmando assim o grupo guerrilheiro.

A participação política é o Segundo item no Acordo Geral para o Fim do Conflito e Consolidação de uma Paz  Duradoura.

A ONU Mulheres encerrou o comunicado afirmando que o conflito na Colômbia tem custado caro a mulheres e crianças no país.

Fonte: ONU


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close