ONU encontra informação confiável sobre uso de armas químicas na Síria

sexta-feira, dezembro 13, 2013

ONU em Damasco | IKMR

Equipe conjunta da ONU e da OPAQ em ação em Damasco, na Síria, para avaliar situação das armas químicas no país. (Foto: ONU/Hend Abdel Ghany)

“As Nações Unidas coletaram informação confiável que corrobora as alegações de que armas químicas foram usadas  em Khan Al Asal, em 19 de março de 2013, contra soldados e civis”, afirma um relatório final da equipe da ONU que investiga o uso de armas químicas na Síria.

Em setembro, a equipe encontrou “evidência clara e convincente” de ataques de gás sarin contra civis, incluindo crianças, na área de Damasco. O relatório foi entregue ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na sede da ONU em Nova York.

“No entanto, o lançamento de armas químicas no local alegado não poderia ser independentemente verificado na falta de informação primária sobre sistemas de entrega e amostras ambientais e biomédicas coletadas e analisadas na cadeia de custódia.”

O relatório conclui que “armas químicas foram usadas no conflito em andamento entre as partes” na Síria e repete a descoberta anterior da equipe de “evidência clara e convincente” do uso de armas químicas contra civis, incluindo crianças, em escala relativamente ampla na área de Ghouta, em Damasco, em 21 de agosto de 2013.

“O uso de armas químicas é uma grave violação da lei internacional e uma afronta para nossa humanidade compartilhada”, disse o secretário-geral ao receber o relatório. “Precisamos permanecer vigilantes para garantir que essas armas terríveis sejam eliminadas, não apenas na Síria, mas em todo lugar.”

Em todos os casos a equipe, apontada antes de a Síria ter reconhecido que possuía tais armas, não especificou qual das partes usou as armas na guerra civil de quase três anos entre o governo e combatentes da oposição, uma vez que isso não fazia parte de seu mandato.

“As Nações Unidas permanecem profundamente preocupadas que armas químicas tenham sido usadas no conflito em andamento entre as partes na República Árabe Síria, o que adicionou outra dimensão para o contínuo sofrimento do povo sírio”, conclui o relatório.

Fonte: ONU


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close