O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou nesta terça-feira (24) estar preocupado com a escalada da violência em Israel, Gaza e Cisjordânia. Ele condenou o assassinato de um civil israelense também na terça-feira como resultado de um ataque vino de Gaza, eo bombardeio de um ônibus perto de Tel Aviv no domingo (22).
Em um comunicado emitido por seu porta-voz nesta terça-feira (24), Ban também lamentou a morte de uma criança em Gaza após ataques de retaliação de Israel no mesmo dia, bem como a morte de diversos civis palestinas desde sexta-feira (20), também em decorrência de ataques de retaliação de Israel. “Ele estende suas mais profundas condolências às famílias das vítimas”, disse o comunicado.
“O secretário-geral rejeita todas as ações que tenham como alvo a população civil e convida todos os interessados a exercer a máxima contenção para evitar outro ciclo de derramamento de sangue. Também é essencial preservar o cessar-fogo de novembro de 2012 e restaurar a calma”, disse o comunicado das Nações Unidas.
Ban Ki-moon destacou a necessidade de as partes palestina e israelense permanecerem “firmes em seu compromisso de alcançar a solução de dois Estados, a fim de acabar com a violência de forma permanente”.
Após um hiato de três anos, israelenses e palestinos retomaram as negociações diretas em agosto deste ano, graças aos esforços secretário de Estado dos EUA, John Kerry.
Funcionários de alto escalão das Nações Unidas, incluindo Ban Ki-moon, têm enfatizado a importância de dar uma chance renovada ao processo de paz, bem como pedido a ambos os lados que evitem ações que possam prejudicar os esforços para alcançar uma solução política para o conflito de décadas.
Fonte: ONU