Durante uma audiência privada no Vaticano, esta sexta-feira, o papa Francisco recebeu o alto comissário da ONU para Refugiados, António Guterres.
O chefe do Acnur demonstrou sua “profunda apreciação pelo trabalho do papa em gerar atenção pública para a questão dos refugiados, dos deslocados internos, dos migrantes e das pessoas que buscam asilo.
Proteção
Guterres explicou ao líder da Igreja Católica Romana a Estratégia de Proteção no Mar, que foca em melhorar o resgate e a proteção contra a exploração e abuso de migrantes que arriscam suas vidas no oceano.
O papa Francisco e o alto comissário da ONU partilharam suas preocupações sobre a dimensão da crise humanitária na Síria. Os dois conversaram sobre a necessidade de apoio maciço aos países vizinhos da Síria, que agora abrigam 2,2 milhões de refugiados.
Guterres explicou ao papa sua preocupação com relatos de que alguns países europeus estariam impondo barreiras ou forçando o retorno de refugiados, incluindo os que fogem do conflito sírio.
Os dois discutiram também esforços do Acnur em reforçar os laços com líderes religiosos. Em outubro, o papa Francisco encontrou-se com a ganhadora do Prêmio Nansen para Refugiados 2013, a freira Angélique Namaika, da República Democrática do Congo.
Fonte: Rádio ONU