Nesta terça-feira (14) o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou “veementemente o roubo de veículos, de estoques de alimentos e outros itens de ajuda humanitária por ambas as forças do governo e dos rebeldes”, no Sudão do Sul. Ele reiterou que as pessoas responsáveis por ataques contra civis, trabalhadores humanitários e funcionários da ONU serão responsabilizados.
O secretário-geral também está “alarmado com o aumento do número de mortes por causa do combate contínuo no Sudão do Sul” e com o aumento de pessoas deslocadas, que de acordo com estimativas da ONU, já superam 400 mil.
Ban pediu novamente que todas as partes cessem as hostilidades e façam o possível para evitar vítimas civis, defendam os princípios do Direito Internacional Humanitário e respeitem os direitos humanos. Ele também pediu que ambos os lados se engajem construtivamente em negociações que estão sendo realizadas na capital etíope, Adis Abeba, sob os auspícios da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento.
Fonte: ONU