O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, deve chegar à Suíça na próxima semana para participar da Conferência Genebra 2. Figueiredo foi convidado para o encontro que busca uma solução de paz para o conflito na Síria.
A reunião será realizada no dia 22 na cidade de Montreux.
Governo e Rebeldes
Segundo as Nações Unidas, mais de 30 países receberam convites para a conferência, que deve reunir representantes do governo sírio e de grupos rebeldes à mesma mesa.
Nesta entrevista à Rádio ONU, de Genebra, a embaixadora Regina Dunlop, disse que o Brasil sempre defendeu uma saída diplomática para o conflito.
“O Brasil, eu acho que traz uma contribuição de um país que busca a conciliação política das partes, que em momento algum deixou de advogar que a solução não poderia ser militar. De uma certa maneira, nós vemos que também os princípios que o Brasil tem defendido colocados à frente como desejáveis neste momento e condutores desse processo que pode levar a um processo de paz.”
Protestos
Desde o início dos protestos contra o governo do presidente Bashar al-Assad, em março de 2011, mais de 100 mil pessoas foram mortas na violência política da Síria.
Ainda nesta segunda-feira, o enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe à Síria, Lakhdar Brahimi, reuniu-se com o secretário de Estado americano, John Kerry, e com o chanceler da Rússia, Sergey Lavrov, em Genebra, para debater a realização da Conferência.
Brahimi lembrou que as Nações Unidas irão facilitar as negociações diretas entre os rebeldes e o governo sírio, que começarão em Genebra no próximo dia 24.
Fonte: ONU