A diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentos, PMA, encerra nesta terça-feira uma visita de dois dias ao Irã.
Ertharin Cousin tem uma entrevista marcada com jornalistas sobre a viagem, em Teerã capital do país. O Irã é considerado um dos maiores contribuintes para o trabalho do PMA de responder a situações de emergência em todo o mundo.
Refugiados Afegãos
Durante a visita à capital iraniana, Cousin se reúne com representantes do governo, doadores e integrantes das Nações Unidas no país.
Na agenda da chefe do PMA está ainda uma visita a refugiados afegãos que vivem num acampamento assistido pela agência há vários anos.
Cousin deve agradecer ainda a ajuda de cidadãos iranianos que responderam a um apelo da ONU para as vítimas do tufão Haiyan, nas Filipinas. Juntos, eles arrecadaram mais de US$ 100 mil, o equivalente a mais de R$ 230 mil para as operações de socorro.
Três Décadas
Fazem parte dos trabalhos do PMA no Irã, projetos de auxílio a afegãos e refugiados iraquianos que vivem em acampamentos no país.
A agência também realiza um programa alimentar para projetos escolares para incentivar meninas a assistirem às aulas.
O governo iraniano abriga ainda a segunda maior população de refugiados do mundo há mais de três décadas, o que segundo o PMA representa uma fonte de pressão para a economia local.
Fonte: ONU