Crianças israelenses doam roupas quentes para refugiados sírios

quinta-feira, janeiro 9, 2014

Doações para refugiados sírios | iKMR

Crianças doam agasalhos para refugiados sírios | iKMR

Quilos e quilos de suéteres, casacos e cobertores, além de equipamentos para aquecimento no inverno, estão a caminho para os refugiados sírios, vindos de uma fonte surpreendente: Um colégio israelense de multi-etnia, localizado em uma base militar ao norte do país, não muito longe da fronteira com a Síria.

A professora da escola Amal-Shimshon, Eti Cohen contou para o  ISRAEL21c  que uma colega, a professora Hana Perlmutter ouviu no rádio, na semana passada, um relato sobre bondade e calor humano (Chom Enoshi), o esforço de um estudante israelense para coletar e doar agasalhos e roupas de cama para mulheres e crianças refugiadas da guerra civil síria que teve início em Março de 2011 e que já desalojou pelo menos 2,5 milhões de seus cidadãos.

Israeli Flying Aid, Hanoar Haoved, Halomed Youth Movement e Dror Israel são os parceiros do Projeto Humanitário Calor Humano. Centros de coleta foram criados em 14 cidades israelenses.

Como filha de sobreviventes do Holocausto, Perlmutter sentiu que a escola deveria apoiar este esforço, mesmo com a Síria sendo um Estado inimigo de Israel, e com centenas de milhares destes refugiados tendo ido para o Iraque, Líbano, Jordânia e Turquia – que possuem diferentes níveis de relações diplomáticas com Israel, que variam de zero a frio.

Tudo o que importa, Cohen diz, são as necessidades imediatas de pessoas comuns tentando atravessar um frio de inverno em condições extremamente difíceis.

Para mulheres e crianças

O conselho estudantil da escola concordou imediatamente em participar do Projeto Calor Humano. Cohen se encarregou da logística, trabalhando com jovens de 15 e 16 anos (100 Grau), solicitando itens, especialmente para mulheres e crianças.

“Nossa escola dá grande importância ao trabalho voluntario em favor da comunidade”, diz ela. “Todas as crianças contribuíram – não interessando se eram para judeus ou árabes’, – de todo coração”.
Amal-Shimshon é uma escola incomum, com 125 estudantes drusos, beduínos, Árabes cristãos, Árabes muçulmanos e de herança judaica, dividindo acampamento com uma grande base de manutenção de equipamentos das Forças de Defesa de Israel. Os funcionários da base também se engajaram no movimento.
Em apenas dois dias, 100 kg (220 libras) de equipamentos foram empilhados perto do escritório do diretor. Tudo foi embalado e transferido para caminhões de voluntários do  Calor Humano – depois que todas as etiquetas escritas em hebraico foram removidas, conforme instruções do grupo.
Cohen diz que, como resultado da cobertura da imprensa israelense, mais doações chegaram, e que em breve todas elas serão enviadas.
Este gesto humanitário de um “povo inimigo” é apenas o mais recente que está fazendo manchete na imprensa de Israel.
Hospitais em Safed (Tzfat), Tibérias, Nahariya e Haifa estão assumindo centenas de pacientes transferidos por veículos militares de Israel, a partir da fronteira síria, para tratamento, a custo zero. O Ziv Medical Center, em Safed, por exemplo, deu atendimento obstétrico e prestou assistência a muitas vítimas de guerra, incluindo uma menina síria de oito anos cuja perna foi severamente atingida, necessitando de complexas cirurgias. Ela recebeu alta depois de dois meses no hospital israelense.

 


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close