A Missão da ONU na Líbia (UNSMIL) está se preparando para entregar, nas próximas 48 horas, mais alimentos, remédios e outros suprimentos para famílias deslocadas em Sabha, no sul do país.
No início deste mês, a capital, Trípoli, declarou estado de emergência na região sul onde a luta tem deslocado centenas de famílias, principalmente dentro da área de Sabha.
Em comunicado, o coordenador humanitário da ONU no país, Georg Charpentier, pediu para “todos os lados para acabar com a violência e garantir a proteção dos civis”, bem como permitirem o acesso para a entrega de ajuda humanitária no país.
A UNSMIL e a equipe da ONU no país têm apoiado o governo líbio e as pessoas que passam por uma transição democrática desde a queda do ex-líder, Muamar Kadafi, há dois anos.
Nos últimos meses houve aumento de atos de violência e uma piora na situação de segurança, incluindo o sequestro – e posterior liberação – do primeiro-ministro Ali Zeidan, morte de manifestantes desarmados na capital e assassinatos em Bengazi.
Fonte: ONU