Uma campanha apoiada por celebridades como os atores Hugh Grant e Mia Farrow e por várias agências da ONU, como Unicef, Acnur e a Unrwa, a Agência de Assistência aos Refugiados Palestinos, conseguiu atingir milhões de pessoas nos últimos três dias.
A meta da campanha de mídia social era gerar atenção para a dificuldade que trabalhadores humanitários estão tendo para acessar o campo de Yarmouk, na Síria, onde estão abrigados refugiados palestinos.
Por meio da plataforma “Thunderclap”, mais de 11,5 milhões de usuários do Twitter receberam simultaneamente uma mensagem que pedia acesso imediato a Yarmouk e a todos os civis sírios vulneráveis.
Segundo a Unrwa, cerca de 18 mil pessoas vivem em Yarmouk e precisam receber, com urgência, alimentos e outros itens essenciais de sobrevivência, como medicamentos.
Nesta quinta-feira, a agência da ONU fez uma revisão do seu plano de resposta à crise síria em 2014. A Unrwa precisa de US$ 417 milhões para ajudar, de forma adequada, 440 mil refugiados palestinos que estão na Síria e milhares de outros que estão no Líbano, na Jordânia e na Faixa de Gaza.
Fonte: Rádio ONU