Os caminhões das Nações Unidas na Síria estão a postos para entregar comida e medicamentos para 500 famílias sitiadas na Cidade Velha de Homs. Segundo a organização, essas pessoas estão sem assistência adequada há quase dois anos.
O Programa Mundial de Alimentos, PMA, afirma que os caminhões vão entrar na área assim que os dois lados em conflito, governo e oposição, permitirem o acesso.
De acordo com o PMA, 1,6 milhão de civis em outras regiões da Síria estão sem receber ajuda da agência há meses. Assim que for liberada a passagem do comboio, a agência deve entregar cestas de alimentos e 500 sacos de farinha, o suficiente para alimentar 2,5 mil pessoas por um mês.
Nutrição
O PMA também planeja fornecer 100 caixas de um produto para ajudar crianças desnutridas e também já prepara refeições a mulheres e crianças que podem ser retiradas da Cidade Velha de Homs em breve.
A agência está cada vez mais preocupada com as pessoas vivendo em áreas difíceis de serem acessadas. Mais de 775 mil civis em Al-Raqqa, Al-Hassakeh e Deir Ezzor estão sem receber alimentos do PMA há meses. Só na área rural de Damasco, calcula-se que 800 mil pessoas estejam sitiadas.
Unicef
O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, forneceu ao governo sírio uma lista de itens que precisam ser levados no comboio, incluindo kits para emergências médicas, sabonetes, sais de reidratação e substâncias para o tratamento de água.
Segundo o Unicef, todo esse material está no depósito da agência a 10 kms de Homs.
Fonte: Rádio ONU