O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou neste domingo que decidiu convidar o Irã para participar da Conferência Genebra 2, que vai começar na quarta-feira em Montreux, Suíça.
Falando a jornalistas na sede das Nações Unidas em Nova York, Ban afirmou acreditar que o Irã deve fazer parte da solução da crise na Síria. Ele disse que nos últimos dias conversou muito com o ministro do Exterior iraniano, Javad Zarif.
Comunicado de Genebra
Ban explicou que Zarif garantiu que como os outros países convidados para a reunião em Montreux, o Irã entende que a base das negociações é a implementação total do Comunicado de Genebra de junho de 2012, incluindo o plano de ação.
O Secretário-Geral disse que Zarif concordou também que o objetivo do encontro é estabelecer, por consenso mútuo, a criação de um governo de transição com plenos poderes executivos.
Ban disse que foi baseado nisso que o ministro iraniano prometeu que seu país vai ter um papel positivo e construtivo em Montreux.
Solução Política
Além do Irã, foram convidados também mais nove países, entre eles, Austrália, Bélgica, a Santa Sé e o México.
O chefe da ONU afirmou que chegou a hora das partes envolvidas no conflito na Síria e da comunidade internacional se unirem por uma solução política baseada no Comunicado de Genebra.
Solidariedade
Ban explicou que Montreux não é um local para negociações. As Nações Unidas estão reunindo representantes de países e organizações para mostrar solidariedade.
Segundo ele, governo e oposição sírios vão começar o processo em Genebra na sexta-feira.
Ban, que segue nesta segunda-feira para participar da Genebra 2, fez um apelo para que os dois lados do conflito tenham em mente o fim do sofrimento da população e o começo da transição para uma nova Síria.
Fonte: Rádio ONU