A África sempre encontrará um parceiro pronto e disposto a ajudar conforme progride no caminho do desenvolvimento econômico para oferecer paz, mais empregos, maior igualdade e melhores condições de vida para o seu povo, disse o secretário-geral adjunto da ONU, Jan Eliasson, a líderes africanos nesta quinta-feira (30) na abertura da 22ª sessão da Assembleia da União Africana em Adis Abeba, Etiópia.
Ele afirmou que “não há quase nenhuma prioridade mais alta para as Nações Unidas do que o desenvolvimento tangível e sustentável na África”.
Eliasson observou que a África está com dificuldades em atingir muitos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) até 2015 e ressaltou o papel essencial que a agricultura e a segurança alimentar representam na redução da pobreza e na concretização dos ODM.
No entanto, ele também destacou os avanços que têm sido feitos para atingir alguns dos Objetivos, especialmente a educação, igualdade de gênero e a saúde materna e infantil. Eliasson reiterou “o avanço e o crescimento impressionante” da África numa época em que o resto do mundo está lutando para se recuperar da crise econômica global.
“Agora, este crescimento deve ser traduzido para o desenvolvimento econômico transformador, mais empregos, maior igualdade e melhores condições de vida”, declarou Eliasson. “Investir mais em educação, saúde, tecnologia, inovação e empreendedorismo permitirá a aceleração do desenvolvimento em todo o continente e oferecerá novas oportunidades.”
Fonte: ONU