Paz na RD Congo só será possível se houver cooperação regional e boa governança, avalia ONU

terça-feira, janeiro 14, 2014

Paz na RD Congo

Força de paz da ONU na RD Congo destrói armas de grupos rebeldes. Foto: ONU/Sylvain Liechti

A paz na República Democrática do Congo (RDC) só será alcançada se houver empenho nacional e se os países da região cumprirem os compromissos do Quadro de Paz, Segurança e Cooperação, afirmou a enviada especial do secretário-geral da ONU para a região dos Grandes Lagos, Mary Robinson, na segunda-feira (13), ao fazer um resumo da situação do país os membros do Conselho de Segurança.

O acordo de paz está em um momento crucial, disse Robinson. “No entanto, o que é mais importante para progredirmos  é a implementação imediata de todos os compromissos em nível nacional e regional, para que as pessoas da região possam melhorar suas vidas.”

Ela lembrou que em dezembro uma atmosfera positiva pairava sobre o país devido à desarticulação do grupo rebelde M23, mas os ataques das Forças Democráticas Aliadas no leste da RDC e os conflitos nos países vizinhos – República Centro-Africana e Sudão do Sul – estão desestabilizando outras áreas. De acordo com Robinson, é preciso que o governo congolês acelere o ritmo da reforma do setor de segurança e agilize o programa de desarmamento e reintegração dos ex-combatentes do M23.

Fonte: ONU


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close