O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon saudou a decisão da Coalizão Nacional da Revolução Síria de participar da Conferência Genebra 2 sobre a Síria.
Em comunicado divulgado neste sábado, Ban disse que este foi um passo corajoso e histórico no interesse de uma solução política negociada para o fim do conflito de três anos.
Delegação
Uma crise, segundo Ban, que já causou muita miséria e destruição. Ele disse que na carta enviada ao presidente da coalizão Ahmed al-Jarba, no início do mês, convidou uma delegação da oposição para participar da Genebra 2, que começa na quarta-feira.
O Secretário-Geral afirmou que objetivo da reunião é chegar a um acordo entre todas as partes envolvidas no conflito sírio para a implementação do Comunicado de Genebra, firmado em junho de 2012.
Ban disse ainda que a meta é alcançar a uma transição política que ponha um fim ao sofrimento da população civil.
Mulheres
O chefe da ONU espera que a oposição forme rapidamente uma delegação que possa representar todos os setores dos grupos contrários ao governo, incluindo a participação de mulheres.
As Nações Unidas calculam que mais de 100 mil pessoas morreram desde o início do conflito na Síria, em 2011.
Mais de 2 milhões de pessoas fugiram do país por causa da violência e o número de deslocados internos chegou a 6,5 milhões. Atualmente, quase metade da população síria necessita de ajuda humanitária.
Fonte: Rádio ONU