Designers criaram um mapa temporal das migrações de refugiados desde 1975. Para tal tarefa a Hyperakt, empresa de design, localizada em Nova Iorque (EUA), reuniu dados disponibilizados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA, na sigla em inglês), para criar uma narrativa que mostra a quantidade de refugiados que se deslocaram ao longo das últimas quatro décadas, aliado conteúdo histórico para a explicação dos eventos que causaram tais movimentos migratórios.
O Projeto Refugiados (The Refugee Project) não considera o grande número de pessoas que saíram de seus países por fatores econômicos, tais como crises muito severas, ou mesmo populações indocumentadas, a exemplo de muitos latinos que vivem nos Estados Unidos sem documentos de identificação. Dessa foram, foi possível construir um mapa que retrata, principalmente, migrações decorrentes de crises políticas e sociais, ainda que os fatores anteriormente citados estejam relacionados à ocorrência de tais fenômenos.
O mapa é uma importante ferramenta para pesquisadores e estudantes de Relações Internacionais e áreas correlatas, sobretudo, porque permite a visualização temporal por países. Assim, é possível ter acesso à trajetória, por exemplo, de movimentos migratórios de Moçambique à Cuba.
Fonte: Paula Gomes
wow, awesome blog post.Really thank you! Awesome.
Very soon we’ll publish this site in English, so you’ll enjoy our job even more!