O Brasil acolhe actualmente 528 sírios, disse hoje à Agência Lusa o porta-voz do Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Dan McNorton.
“Actualmente, contabilizam-se 528 sírios no Brasil, entre os quais 333 reconhecidos como refugiados e 195 requerentes de asilo” indicou.
De acordo com McNorton, o governo brasileiro confirmou que todas as solicitações de asilo foram apresentadas por indivíduos de nacionalidade síria.
Em Setembro 2013, o Brasil adotou um processo facilitado de emissão de vistos para os sírios e outros indivíduos oriundos de países fronteiriços afectados pelo conflito sírio.
O Brasil foi o primeiro país da região da América Latina que tomou este tipo de medida em relação aos refugiados sírios.
Os sírios que fogem do conflito civil estão a tornar-se a maior população de refugiados do mundo, estando muito próximos dos afegãos.
A guerra que devasta o país desde 2011 já fez, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), 136 mil mortos.
Baseado em Genebra, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), conhecido como a Agência da ONU para Refugiados, dirige e coordena a acção internacional para proteger e ajudar as pessoas deslocadas.
Fonte: ANGOP