Especialista independente da ONU cobra relatório sobre abusos cometidos no Sudão

sexta-feira, fevereiro 21, 2014

A comunidade internacional espera uma investigação completa sobre as violações dos direitos humanos que ocorreram durante as manifestações de setembro

Especialista independente da ONU sobre a situação dos direitos humanos no Sudão, Mashood Adebayo Baderin. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

O especialista independente das Nações Unidas sobre a situação dos direitos humanos no Sudão, Mashood Adebayo Baderin, pediu nesta quinta-feira (20) que as autoridades do país liberem relatórios sobre as manifestações de 2013 contra o corte de subsídios ao petróleo. Para ele, é “profundamente preocupante” a falta de informações sobre os protestos resultaram em mortos, feridos, presos, detidos e propriedades destruídas.

“A comunidade internacional espera uma investigação completa sobre as violações dos direitos humanos que ocorreram durante as manifestações de setembro”, afirmou Baderin ao finalizar visita de oito dias ao país, de 11 a 19 de fevereiro.

Baderin conversou com o governo sobre a situação dos direitos humanos e se encontrou com atores da sociedade civil, líderes políticos da oposição e representantes de organizações humanitárias e agências das Nações Unidas.

Entre os temas discutidos estavam a restrição das atividades de organizações da sociedade civil, censura à imprensa, detenções e prisões arbitrárias, liberdade de religião, o Ato de Segurança Nacional (2010), direitos de mulheres e crianças, acesso humanitário e direitos econômicos, sociais e culturais, assim como a proteção de civis em áreas de conflitos.

Ao lembrar o compromisso firmado pelo governo sudanês para lidar de forma concreta com os desafios dos direitos humanos, o especialista alertou que “conflitos tribais entre forças do governo e movimentos armados continuam sendo a maior fonte de violações dos direitos humanos” em estados como Kordofan do Sul e Darfur. Ele pediu que todos os envolvidos no conflito cheguem à uma resolução pacífica por meio do diálogo.

As conclusões e recomendações de Baderin serão apresentadas em um relatório ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em setembro.

Fonte: ONU


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close