A Seção de Proteção da Criança (CSP, na sigla em inglês) da Missão das Nações Unidas em Goma, na República Democrática do Congo, realizou este mês uma semana de atividades por ocasião do Dia Internacional contra o uso de Crianças-Soldado, lembrado no dia 12 de fevereiro.
Paralelamente ao festival de música e dança “Amani”, a CSP aproveitou para sensibilizar, através de diversas atividades recreativas, as comunidades e prevenir contra o recrutamento de crianças.
Também se discutiu a importância de acentuar o papel das autoridades locais e de chefes tradicionais e famílias para denunciar os autores destes crimes.
Um workshop da CPS-Goma fez uma apresentação sobre o seu mandato, a situação atual de proteção às crianças – com ênfase especial para as crianças associadas a forças e grupos armados – e os desafios enfrentados pelos atores no campo.
O filme “Les Frères Kadogo”, expondo as graves violações dos direitos das crianças, foi exibido. “Kadogo” é o termo local para “criança-soldado”.
Após o workshop, dois jogos de futebol – para meninos e meninas, respectivamente – ocorreu no período da tarde, com atividades de sensibilização durante os jogos.
A região de Goma e paticamente todo o leste do país tem sofrido com sucessivos combates entre forças rebeldes e o governo, com milhares de civis perdendo suas vidas e outros milhões tendo que deixar a região nos últimos anos.
Fonte: ONU