O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) tem distribuído kits para famílias que tornarão a vida mais fácil para milhares de refugiados sírios que vivem em conjuntos habitacionais palestinos.
Após uma pesquisa realizada sobre quais são as necessidades de água, saneamento e higiene (WASH) nos conjuntos habitacionais palestinos, o PNUD identificou os itens prioritários que deveriam compor um kit de assistência para famílias refugiadas.
Um grande balde azul com lanternas, curativo adesivo, lenço para as mulheres, calcinhas e cuecas e mais de 20 itens de higiene e dignidade buscam atender as necessidades diárias e prevenir riscos para a saúde. “Esses itens podem salvar vidas”, disse Rim, uma refugiada síria mãe de duas crianças.
A população nos conjuntos habitacionais palestinos no Líbano chegam a mais de 135 mil pessoas. Rim e sua família tem lutado para sobreviver com recursos escassos.
Para aliviar as condições de vida de mais de 3.800 famílias no Líbano, o PNUD e seus parceiros têm distribuído este kit com produtos de higiene que tornarão a vida desses refugiados um pouco mais fácil e ajudarão a prevenir o surgimento de doenças nos campos, que muitas vezes estão superlotados e sofrem com a diarreia e a infestação de piolhos.
O projeto faz parte de uma campanha de 300 mil dólares para promover WASH em conjuntos habitacionais palestinos.
De acordo com o analista do Portfólio do Programa de Prevenção de Crises e Recuperação do PNUD no Líbano, Fadi Abilmona, o projeto “está atingindo um marco importante no caminho para o nosso objetivo de transformar o acesso igualitário aos serviços uma realidade em conjuntos habitacionais palestinos”, afirmando que a agência espera que até o final de 2014 tenha ajudado 100 mil refugiados.
Fonte: ONU