Milhares de crianças no campo de refugiados de Yarmouk, na capital síria de Damasco, já estão sendo imunizadas contra a poliomielite, afirmou a Agência da ONU de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), na quarta-feira (5). Ao todo serão distribuídas 10 mil vacinas.
Há meses a Agência e seus parceiros humanitários vêm tentando levar algum tipo de ajuda , principalmente comida e medicamentos, para os 18 mil habitantes de Yarmouk, que estão sem poder sair do local devido aos conflitos no país.
“Isso demonstra que é possível o acesso a Yarmouk e a todos os civis na Síria e que, dada a oportunidade, a ONU pode fazer uma diferença real na vida de bebês, crianças, mulheres, doentes, idosos ou para os que estão quase morrendo e que suportaram o sofrimento inimaginável desta guerra sem piedade”, disse o porta-voz da agência, Chris Gunness.
A UNRWA também continua distribuindo alimentos no acampamento, com mais de 800 pacotes de comida entregues na terça-feira (4), o que eleva para quase 5.200 o número total de pacotes alimentares doados desde o dia 18 de janeiro, quando o governo permitiu que a agência tivesse acesso limitado ao acampamento.
Antes de março de 2011, quando o conflito armado na Síria começou, Yarmouk era o lar de cerca de 160 mil refugiados palestinos. A partir de dezembro de 2012, rebeldes ocuparam parte da área, que é até hoje cercada pelo governo. Desde então, pelo menos 140 mil pessoas já fugiram do local.
Fonte: ONU