O Alto Comissário da ONU para Refugiados, Acnur, viu suas operações em Dubai aumentar 100% nos últimos dois anos. A agência da ONU mantém no emirado um depósito global com material essencial para assistência humanitária.
Em 2013, foram enviados por navio 30% a mais de itens de ajuda do que em 2012. No ano passado, foram 103 embarcações que saíram de Dubai com destino a 36 países em várias regiões do mundo.
Síria
Segundo o Acnur, foram utilizados 2,059 contêineres, carregados de bens para ajudar os civis na Síria, nas Filipinas, na República Centro-Africana e em outras nações.
Somente para os sírios, o Acnur enviou 373 contêineres e 140 caminhões com itens de assistência humanitária no valor de US$ 16,3 milhões. Os civis receberam milhares de tendas, cobertores, colchonetes, kits para cozinhar, galões de combustível e lençois plásticos.
O material saiu de Dubai com destino à Síria e aos países que abrigam refugiados, como Iraque, Jordânia, Líbano e Turquia.
Maior no Mundo
Pelo menos uma vez por semana, os navios cargueiros chegaram em portos de vários países, incluindo localizações remotas. O Acnur destaca a eficiência e o profissionalismo dos serviços de logística de Dubai.
O Acnur reconhece a assistência em larga-escala fornecida pelos Emirados Árabes Unidos e pelo governo de Dubai como um “exemplo de trabalho humanitário”.
O depósito do Acnur em Dubai é o maior e o mais movimentado que a agência mantém no mundo, com capacidade para atender 350 mil pessoas com itens básicos. Além de Dubai, o Acnur tem depósitos nos Camarões, Dinamarca, Gana, Jordânia, Quênia e Tanzânia.
Fonte: Rádio ONU