Parceria entre Ericsson, ONG e operadoras telefônicas quer ajudar a reunir os cerca de 800 mil sírios que precisaram ir para outros países.
A Ericsson anunciou nesta semana uma parceria com a ONG chamada Refugees United e operadoras telefônicas do Oriente Médio para reconectar as famílias de refugiados da Síria.
De acordo com estimativas da ONU, cerca de 2,4 milhões de refugiados sírios tiveram de ir morar em outros países, a uma média de pessoas desalojadas da Síria a cada 15 segundos.
Desse total de refugiados, estima-se que um terço, cerca de 800 mil, estejam vivendo no Iraque e na Jordânia. Por isso, o acordo prevê que operadoras desses países, além da Turquia, vão fornecer serviços que incluem campanhas de SMS sobre o novo programa e acesso gratuito ao site da ONG, com informações sobre os refugiados.
Já a Ericsson vai atuar como parceira tecnológica, o que significa ajudar a manter e desenvolver a plataforma móvel, além de fornecer suporte técnico junt as operadoras móveis dos países citados acima.
“É preciso deixar claro que o mais importante é as pessoas saberem dessa iniciativa. Se eles não souberem, ninguém usará”, explicou a vice-presidente de sustentabilidade da Ericsson, Elaine Weidman, durante o anúncio do programa no Mobile World Congress, em Barcelona.
Anteriormente, a Ericsson já trabalhou em conjunto a Refugees United em outras áreas afetadas por conflitos, incluindo países da África, como Quênia e Uganda.
Fonte: IDGNOW