O número de refugiados sírios no Líbano deve chegar a 1,5 milhão até o fim do ano.
O alerta foi dado pelo coordenador humanitário da ONU no Líbano, Ross Mountain. Ele disse que a situação vai colocar grande pressão sobre os serviços públicos locais e sobre as comunidades que acolhem os refugiados.
Tensões
Mountain afirmou que a presença crescente dos refugiados sírios está criando tensões entre a população libanesa e pode ser uma fonte de futuros desentendimentos.
Segundo ele, já estão sendo vistos sinais de tensões entre os dois lados. Mas a preocupação maior é que essa tensão possa se espalhar pelo país.
O coordenador da ONU afirmou que o Líbano não está numa posição de dar apoio aos refugiados sírios sem uma grande ajuda internacional.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur, já registrou até agora 957 mil sírios no Líbano.
Jordânia
Já na Jordânia, o Acnur informou que os problemas são as duras condições de vida nos acampamentos para refugiados.
Uma pesquisa feita pela agência da ONU mostrou que 50% das habitações utilizadas pelos sírios são inadequadas e milhares têm dificuldades para pagar aluguel.
Além disso, a sondagem revela que os 450 mil refugiados sírios na Jordânia enfrentam muitos desafios para colocar os filhos na escola.
Mais de 60% das crianças sírias não frequentaram as aulas durante o ano letivo de 2012-2013. A ONU e as organizações parceiras continuam trabalhando juntas para melhorar as condições de educação na região.
Atualmente, existem 584 mil refugiados sírios registrados vivendo na Jordânia.
Fonte: Rádio ONU