Foi divulgado esta quinta-feira o programa oficial da primeira visita do Papa Francisco à Terra Santa. Vai decorrer entre 24 e 26 de Maio e inclui passagens por Amã, Belém, Telavive e Jerusalém, além de um encontro com refugiados da Síria e jovens deficientes junto ao rio Jordão, o local de baptismo de Jesus.
Em Amã (Jordânia), Francisco vai presidir a uma missa no estádio internacional de Amã e encontrar-se com o rei Abdullah e a sua esposa, Rania.
No dia seguinte, voa para Belém, onde tem encontro marcado com o presidente do Estado da Palestina, Abu Mazen. Segue-se uma missa na Praça da Mangedoura.
O Papa tem ainda almoço marcado com famílias da Palestina e uma visita privada à gruta da natividade.
Em Belém, Francisco vai saudar as crianças dos campos de refugiados de Dheisheh, Aida e Beit Jibrin, partindo depois para Telavive, em Israel, onde discursa, e segue para a cidade de Jerusalém.
No que toca a encontros com as autoridades israelitas, o Papa vai reunir-se com o presidente da Israel, Shimon Peres, e com o primeiro-ministro, Benyamin Netanyahu.
Mais tarde, o bispo de Roma encontra-se em privado com o patriarca de Constantinopla para assinar uma declaração conjunta, antes do encontro ecuménico na Basílica do Santo Sepulcro.
No total da viagem, e entre discursos e homilias, Francisco vai fazer 14 intervenções. O memorial do Holocausto ‘Yad Vashem’, o Muro das Lamentações e a Esplanada das Mesquitas são alguns dos locais que vai visitar.
Fonte: Renascença