O evento reunirá migrantes, profissionais envolvidos na temática migratória, estudiosos, servidores públicos e quaisquer pessoas interessadas. A conferência mineira é uma realização do Núcleo da União de Negros pela Igualdade (Unegro) na UFMG, com apoio do Centro Acadêmico de Ciências do Estado e do Centro Acadêmico Afonso Pena.
Nessa etapa regional, a mesa será composta por representantes do Ministério Público Federal, membros de consulados em Minas Gerais e professores convidados que discutirão casos de racismo e xenofobia, os problemas enfrentados por imigrantes no Brasil e a atualização do Estatuto do Estrangeiro.
Movimento negro
Fundada em 1988, a Unegro é uma organização do movimento negro brasileiro que atua no combate ao racismo e luta pela igualdade racial. Já Comigrar é uma iniciativa governamental que promove reflexão coletiva para a construção da Política e do Plano Nacionais de Migrações e Refúgio.
A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça/Departamento de Estrangeiros (DEEST), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério das Relações Exteriores. É apoiada pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Mais informações pelo e-mail contato@unegro.org.br ou no site da Comigrar.
Fonte: Vermelho