A Universidade Federal do ABC (UFABC) irá instalar a Cátedra Sergio Vieira de Mello no próximo dia 31, às 16h30, no auditório do Bloco Beta do Campus São Bernardo. A instalação contará com a presença do representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil, Andrés Ramirez, além do reitor da UFABC, Klaus Capelle. Na ocasião, Ramirez fará uma palestra sobre a atuação do ACNUR no Brasil e a importância da Cátedra Sergio Vieira de Mello.
A Cátedra Sergio Vieira de Mello foi criada pelo ACNUR, em 2003, em memória ao diplomata brasileiro morto em atentado terrorista no Iraque. O objetivo de sua criação é envolver as universidades na divulgação do direito dos refugiados, discutindo formas de protegê-los e integrá-los social e economicamente ao país de acolhimento.
Com base em convênio com o ACNUR, a nova cátedra engloba ações que passam por ensino, pesquisa e extensão. No primeiro, a disciplina Direitos Humanos, Minorias e Refugiados será ministrada para alunos do mestrado e doutorado em Ciências Humanas e Sociais. Os estudantes do curso da graduação em Relações Internacionais entrarão em contato com o tema do refúgio tanto por meio da disciplina Fluxos Migratórios Internacionais quanto da disciplina relacionada a Direitos Humanos.
No campo da pesquisa, a UFABC irá desenvolver trabalhos voltados a direitos humanos e refugiados por meio de grupo que congrega professores que integrarão a cátedra. Em relação ao âmbito de extensão, a universidade vai dialogar com prefeituras da região para debater o tema da integração local de refugiados.
A cátedra será gerida na UFABC por uma comissão formada por quatro professores vinculados aos cursos de Relações Internacionais e Políticas Públicas: Adriana Capuano de Oliveira, atual coordenadora, Julia Bertino Moreira, Gilberto Rodrigues e José Blanes Sala.
Fonte: ACNUR