Três escolas em Jerusalém Oriental foram beneficiadas com de 2,5 milhões de dólares concedidos pelo Fundo OPEC de Desenvolvimento Internacional (OFID).
O Diretor do Fundo, Geraldo Suleiman Al-Herbish, que atualmente está em uma visita oficial à Palestina, assinou o acordo com a Vice Comissária-Geral da UNRWA, Margot Ellis. Logo após, seguirá para uma visita no campo de refugiados de Shu’fat, localizado na periferia de Jerusalém.
O campo de refugiados de Shu’fat continua sendo uma das áreas mais negligenciadas devido à má infra-estrutura e as elevadas taxas de desemprego. O novo programa terá como foco uma escola elementar para meninas e outra para meninos. Juntas, as escolas preparatórias vão atender coletivamente 1.669 alunos de refugiados da Palestina. O dinheiro vai cobrir custos de salários dos funcionários, novos equipamentos de ensino, programas de educação no verão e atividades recreativas. Além disso, irá viabilizar uma reforma necessária em uma das escolas elementares.
Margot Ellis,disse: “Gostaria de agradecer o generoso apoio da OFID. O novo programa é valioso por duas razões principais: primeiro, o apoio de um grande fundo internacional será um impulso para a moral das próprias escolas de Shu’fat. Em segundo lugar, esse apoio financeiro chega em um momento crítico, dado o déficit anual de quase 70 milhões dólares da Agência “.
O OFID, é uma instituição financeira de desenvolvimento multilateral criada em 1976 pelos Estados-membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). O principal objectivo da instituição é contribuir para o desenvolvimento social e econômico dos países de baixa renda. Até o final de dezembro de 2013, a OFID tinha acumulado US $ 16,6 bilhões em financiamento para o desenvolvimento de 134 países espalhados por África, Ásia, América Latina, Caribe, Oriente Médio e Europa.
Fonte: UNRWA