Nesta segunda-feira (14), após uma série de telefonemas com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o presidente palestino Mahmoud Abbas, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon,encorajou ambos os lados a manter um “engajamento construtivo” nos esforços em atingir um acordo bilateral.
“O propósito dos telefonemas foi o de discutir os atuais esforços em estender as negociações rumo a um tratado de paz definitivo entre Israel e Palestina”, disse o porta-voz de Ban à imprensa em Nova York.
Durante o diálogo o secretário-geral “mostrou-se esperançoso de que ambos os líderes aproveitarão a atual abertura, possibilitada pelos esforços dos EUA, para avançar na construção de um acordo entre os países”.
Após os esforços do secretário de Estado norte-americano John Kerry, em agosto de 2013, israelenses e palestinos concordaram em retomar negociações diretas, que haviam cessado em setembro de 2010 após a recusa israelense em prolongar a pausa de suas atividades de ocupação no território palestino.
Fonte: ONU