O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) saudou a contribuição de 100 milhões de dólares do Estado do Kuwait para as operações da agência de auxílio aos sírios.
“Sou muito grato ao xeique Sabah Al-Ahmad Al-Jaber Al-Sabah, o Emir do Kuwait, ao governo e as pessoas desse país por essa grande contribuição. O Kuwait provou, novamente, ser um sólido apoiador do ACNUR e do nosso trabalho. Esses fundos são urgentemente necessários para salvar as vidas daqueles que fogem do conflito na Síria, bem como os deslocados pelo interior do país”, disse o alto comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres.
Esta doação veio no momento em que a Síria se encontra no topo da lista mundial de deslocados forçados, com mais de 2,6 milhões de refugiados sírios e mais de 6,5 milhões de deslocados internos. Como a situação continua a se agravar, o número de pessoas necessitadas tende a aumentar.
A agência da ONU precisa de mais 1,6 bilhão de dólares para financiar integralmente suas operações em resposta à crise síria. Atualmente, foram obtidos apenas 22% dos fundos.
“Reitero meu apelo aos governos e parlamentos para que urgentemente aprovem um fundo extraordinário a fim de ajudar as vítimas da crise na Síria. Devemos garantir coletivamente que as necessidades mais básicas da população síria sejam atendidas e que a estabilidade da região seja preservada”, disse Guterres.
O ACNUR trabalha em estreita colaboração com países vizinhos, organizações internacionais e outros parceiros a fim de prestar assistência aos refugiados e deslocados internos afetados pela violência na Síria.
Fonte: ONU