Em meio a crescente violência em toda a Síria, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou a brutalidade contra a população civil e exortou todos os envolvidos a pôr fim a este conflito imediatamente. Em face aos novos relatórios denunciando mais atrocidades, que estão “conduzindo a Síria à sua destruição”, o secretário-geral exige que “as partes em conflito garantam que os civis sejam protegidos, independentemente da sua religião, comunidade ou etnia”, disse o porta-voz de Ban Ki-moon, em comunicado divulgado nesta segunda-feira (7) em Nova York.
Ban Ki-moon expressou repúdio às imagens de supostas execuções em Kassab. “Embora a ONU não seja capaz de confirmar a veracidade destas imagens, é inegável que graves violações dos direitos humanos continuem acontecendo no país. Forças do governo continuam destruindo indiscriminadamente bairros inteiros, enterrando famílias inteiras. Vários moradores de aldeias sírias, como Kassab, estão sendo obrigados a fugir.”
“Pelo bem das famílias e comunidades em toda a Síria, o secretário-geral apela a todos os lados que permitam imediatamente o acesso irrestrito à assistência humanitária”, disse o porta-voz, acrescentando que sob a liderança de Ban Ki-moon, a ONU está preparada para contribuir para um “novo dia” na Síria, através de um acordo político, prestação de assistência humanitária e apoio à reconstrução do país.
Fonte: ONU