O Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas informou, nesta sexta-feira (2) que aumentou em 60% a distribuição de alimentos nos meses de março e abril na República Centro-Africana (RCA). Até 29 de abril, cerca de 200 mil pessoas receberam assistência alimentar – incluindo quase 25 mil crianças, que receberam nutrientes especiais.
Num momento em que a crise se intensifica no país, a porta-voz do PMA, Elisabeth Byrs, disse que este é o valor mais elevado este ano” e que “o PMA está expandindo suas operações para o interior da RCA”. Em dezembro, o PMA conseguiu levar assistência alimentar a quatro centros urbanos, em março chegou a 21 localidades e em abril a 35.
Byrs precisou que “1,6 milhão de pessoas está sendo diretamente afetada pela atual situação e precisa de assistência alimentar”. Este número representa o dobro das pessoas que precisavam ser assistidas no mesmo período do ano passado.
Na RCA existem 700 mil deslocados internos e o PMA estima que são necessários 17 milhões de dólares para levar assistência humanitária a todos.
Fonte: ONU