Cerca de 40 refugiados de Slavyansk, sendo mais de 20 deles crianças, chegaram à Crimeia após uma espinhosa travessia da fronteira russo-ucraniana e a passagem pela região de Rostov e Kuban, disse à RIA Novosti um porta-voz das autoridades da região de Krasnodar.
Segundo Pavel Astakhov, defensor russo dos direitos das crianças, as autoridades ucranianas proibiram os ônibus com crianças de Slavyansk de sair do país com destino à Rússia, pelo que as crianças foram obrigadas a atravessar a fronteira russa a pé para entrar na região de Rostov. Mais tarde, a guarda fronteiriça da Ucrânia desmentiu essa informação.
De acordo com Pavel Astakhov, entre os 38 refugiados ucranianos há 21 crianças entre os 7 e os 13 anos e uma mulher com um bebê de dois meses. Na região de Rostov eles eram aguardados por representantes das autoridades locais.
Segundo um representante desta região, os refugiados foram alojados em uma pensão local e posteriormente transportados em dois ônibus para Eupatoria, estância balnear na Crimeia.
Anteriormente tinha sido comunicado o início de uma operação de evacuação de crianças de Slavyansk. O primeiro grupo de 200 crianças foi encaminhado para o acampamento internacional Artek. Igualmente está sendo preparado o envio de crianças para Svyatogorsk e outras cidades da região de Donetsk onde a situação é mais calma do que em Slavyansk, assim como para várias casas de repouso da região de Odessa.
Fonte: Voz da Rússia