Disparos interrompem novamente ajuda humanitária em campo de refugiados na Síria

terça-feira, maio 6, 2014

Civis em Yarmouk, a maioria palestinos, chegam ao ponto de distribuição de alimentos da ONU. Foto: UNRWA

Civis em Yarmouk, a maioria palestinos, chegam ao ponto de distribuição de alimentos da ONU. Foto: UNRWA

Segundo confirmação do porta-voz de uma agência das Nações Unidas, Chris Gunness, disparos de arma interromperam a distribuição de alimentos em um campo palestino sitiado na Síria, nesta segunda-feira (5).

Diante disso, a ONU reiterou seu pedido para que a Agência de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) tivesse acesso livre ao campo para prestar ajuda humanitária.

“A distribuição seguia em um ritmo relativamente lento por volta das três da tarde, quando dois tiros foram ouvidos próximos a veículos e agentes da UNRWA”, disse Gunness. “Este incidente demonstra o tipo de risco enfrentado por civis e agentes humanitários nesta e em outras áreas em disputa.”

O tiros, que feriram ao menos um civil e forçaram a retirada do pessoal de assistência, ocorreram no campo de Yarmouk, na cidade de Damasco. Lar de 20 mil refugiados da Palestina, o campo chegou a abrigar 160 mil pessoas em 2011, antes da guerra civil síria ter levado à fuga de quase 90% de seus residentes.

Embora reconhecendo a assistência de autoridades sírias, Gunness ressaltou com preocupação os frequentes atrasos e interrupções dos esforços humanitários. “Nos últimos três dias, graças ao enclausuramento de Yarmouk, um número baixíssimo de famílias recebeu assistência, comparado ao total de necessitados.”

Fonte: ONU


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close