Confrontos entre rebeldes tuaregues do Movimento Nacional de Libertação do Azauade (MNLA) e forças do governo em Kidal, no norte do Mali, resultaram na fuga de centenas de civis que partiram para o sul do país e para países vizinhos, afirmou o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) nesta sexta-feira (23). Cerca de 3 mil pessoas fugiram dos bairros afetados para a periferia da cidade ou em direção a Gao, onde já chegaram cerca de 400 pessoas.
Os deslocados contaram que foram forçados a se esconder em suas casas em Kidal por dois dias sem comer, enquanto esperavam que as lutas diminuíssem. Também disseram que mais pessoas estão fugindo tanto de Kidal como de Menaka para Gao, disse o porta-voz da agência da ONU para refugiados, Adrian Edwards.
Para tentar reverter esta situação de violência antes que se expanda para outras regiões, funcionários da ONU, o presidente da Mauritânia e o da União Africana (UA) estão reunidos em Kidal para conversar com os grupos armados e exortá-los a concordar com um cessar-fogo imediato.
Fonte: ONU