Anúncio oficial será feito ainda hoje em discurso do presidente Obama na academia militar de West Point
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse nesta quarta-feira (28/05) que os Estados Unidos vão criar um fundo “antiterrorista” internacional de US$ 5 bilhões. O anúncio oficial e o detalhamento do plano de ação serão feitos pelo presidente Barack Obama ainda hoje em seu discurso na academia militar de West Point.
Em entrevista à rede de televisão NBC, o chanceler norte-americano não deu mais informações sobre como funcionará essa parceria internacional. Kerry também defendeu fortemente a decisão do presidente Barack Obama, anunciada ontem, de retirar as tropas norte-americanas do Afeganistão.
Para Kerry, o presidente está dizendo aos afegãos que “daqui a um certo tempo eles terão que assumir o controle da própria segurança”. “Não é um abandono do Afeganistão. É o empoderamento do Afeganistão”, disse o secretário de Estado, na entrevista ao vivo no programa “CBS This Morning”. “Os afegãos querem que nós façamos a transição para sair do país. Eles querem assumir a responsabilidade por seu próprio país”, completou.
Kerry também foi perguntado sobre os esforços dos EUA para resolver o sequestro das centenas de meninas nigerianas pelo grupo Boko Haram. “Temos pessoas lá e elas estão trabalhando duro junto com os nigerianos”, disse.
O secretário de Estado também fez duras críticas ao ex-analista da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) Edward Snowden, responsável pelas revelações das práticas de ciberespionagem em massa adotadas pelas agências de inteligência norte-americanas. Kerry disse que há “evidências” de que as pessoas estão submetidas a mais perigos em função dos vazamentos feitos por Snowden.
“Esse [Snowden] é um homem que traiu seu país. Uma patriota iria assumir suas responsabilidades nos Estados Unidos e levar seu caso ao povo norte-americano”, afirmou John Kerry.
Fonte: Opera Mundi