As crianças que procuram refúgio têm o mesmo direito a protecção e apoio
“Enquanto a violência continua a flagelar a Síria e outros países da região, um número recorde de crianças deslocadas está a procurar refúgio na Europa, o que as coloca ainda em maior risco, devido ao perigo que a travessia do Mediterrâneo representa e à incerteza quanto ao que as espera nos países de acolhimento. Dado que na “estação dos barcos” o número de pessoas que tentam a sua sorte para chegar à Europa aumenta, espera-se que aumente também o número de crianças refugiadas.
“As crianças refugiadas, muitas delas desacompanhadas, são muitas vezes detidas em condições que não são seguras ou adequadas. Elas são também muito mais vulneráveis a abusos, exploração e outras violações dos seus direitos.
“Todas as crianças têm direito a protecção conforme consagrado na Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança; poucas são as que mais precisam desta protecção do que as crianças refugiadas. No Dia Mundial do Refugiado, a UNICEF apela aos governos para que proporcionem à criança refugiada os mesmos cuidados, serviços, dignidade e protecção que são devidos a todas as outras crianças.
“Sem terem qualquer espécie de culpa, estas crianças já passaram por traumas que ultrapassam a capacidade de
qualquer pessoa; quando procuram um porto seguro é justamente isso que lhes devia ser concedido.”
Fonte: UNICEF