Dia Mundial do Refugiado: “Copas do Mundo” e celebrações lembram a data

sexta-feira, junho 20, 2014

Fernanda Scala

Dia 20 de junho é o Dia Mundial do Refugiado.

Para celebrar a data, a partir de hoje, diversos eventos estão sendo promovidos, entre eles, duas “Copas do Mundo”.

Nesta sexta, a Caritas São Paulo vai homenageá-los diante de seus familiares e dos parceiros da rede de proteção.  Cerca de 40 refugiados, de mais de 10 nacionalidades, foram convidados a participar da cerimônia, representando as muitas ações solidárias individuais que têm sido tão importantes para muitos recém chegados. Além disso, familiares e amigos de refugiados falecidos recentemente no Brasil serão homenageados pela equipe da Caritas.   Parceiros da rede de proteção aos refugiados também estarão presentes à cerimônia de homenagem, que será a primeira celebração do Dia Mundial do Refugiado.

copaE duas “Copas dos Refugiados” estão sendo organizadas. No dia 29 de junho, a Copa para Todo Mundo – a Copa do Mundo dos Refugiados reunirá em São Paulo oito times com refugiados representando diferentes nacionalidades que, por motivos de guerra, perseguição política, religiosa e étnica, deixaram suas nações de origem e estão dispostos a começar uma nova vida no Brasil. Congo, Síria e Haiti estão entre as seleções. O evento será organizado em parceria entre as ONGs Adus (Instituto de Reintegração dos Refugiados) e Atados.

Nos dias 5 e 6 de julho, a Caritas promoverá sua Copa dos Refugiados, das 8h às 17h, na Comunidade Esportiva Novo Glicério. Uma cerimônia de abertura do torneio será realizada no dia 28 de junho, na Igreja da Paz, sede da Pastoral do Migrante (veja abaixo informações sobre todos os eventos).

Há 3 anos a ONU ( Organizações das Nações Unidas) dedicou essa data  para o mundo refletir sobre a situação de milhões de pessoas obrigadas a deixar seus países de origem em razão de perseguições políticas, étnicas, religiosas ou econômicas.

Segundo o ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados , há cerca de 5500 refugiados no Brasil, de 79 nacionalidades diferentes. Os números revelam que os pedidos de refúgio no país tem crescido. Somente dos haitianos, nos últimos quatro anos, o Brasil teve quase 18 mil solicitações pedindo refúgio, segundo dados da Polícia Federal.

São Paulo concentra mais da metade da população de refugiados e segue sendo o destino também da maioria dos solicitantes de refúgio recém chegados ao país. Por volta de 1500 novas pessoas, entre homens, mulheres e crianças, já foram cadastradas pela Caritas São Paulo somente desde o início de 2014.  O aumento do número de chegadas de refugiados tem sido forte e progressivo. Enquanto em 2010, a Caritas registrou 310 novos pedidos de refúgio, em 2013, o número foi de 2899 solicitações.

Em todo o mundo, de acordo com levantamento do Acnur em 2013, há mais de 50 milhões de pessoas refugiadas e deslocadas de seus países.

No último dia 17 de junho o programa de rádio Observatório do Terceiro Setor recebeu o padre Paolo Parise do programa Missão Paz. Paolo já trabalhou com refugiados em diversos países.  Atualmente, ele está na paróquia Nossa Senhora da Paz, no Glicério, em São Paulo. Naquele local, são atendidos mais de 200 refugiados todos os dias. A igreja oferece abrigo, alimentação, aulas de português,  ajuda os refugiados a tirar seus documentos e arrumar emprego.

Ouça a entrevista na íntegra no link http://observatorio3setor.com.br/media-center/radio/missao-paz/

Serviço:

Dia 20 de junho, sexta-feira, às 16h30

Cerimônia de homenagem a refugiados solidários

Onde: Caritas Arquidiocesana de São Paulo (Rua Major Diogo, 834, Bela Vista. São Paulo – SP)

Dia 28 de junho, sábado, às 10h

Cerimônia de abertura da Copa dos Refugiados, promovida pela Caritas

Onde: Igreja da Paz, sede da Pastoral do Migrante (Rua do Glicério, 225 – Liberdade?, São Paulo – telefone: 11 3240-6950)

Dia 29 de junho, domingo, às 10h

Copa do Mundo dos Refugiados, promovida pelas ONGs Adus (Instituto de Reintegração dos Refugiados) e Atados

Onde: Colégio Santa Cruz – Av. Arruda Botelho, 255

Está no ar uma campanha de financiamento coletivo no Juntos para arrecadar os recursos para a realização da festa www.juntos.com.vc/projetos/copa-dos-refugiados/

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/241151629411485

Dias 5 e 6 de julho, das 8h às 17h

Copa dos Refugiados – promovida pela Caritas

Onde: Comunidade Esportiva Novo Glicério (“Campo da Tia Eva”) – Rua Frederico Alvarenga, 391 – Sé, tel.: 11 3104-3059

Fonte: Observatório


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close