O número de refugiados ucranianos que encontraram asilo na província russa de Rostov cresceu 100% no último fim de semana e passou de 2 mil pessoas, segundo relatou à agência de notícias RIA Novosti um porta-voz da administração local. Em 15 municípios foram alojadas 2.102 pessoas, incluindo 930 crianças.
Segundo as informações oficiais, 50% dos cidadãos vindos da Ucrânia receberam abrigo de famílias locais e 58 pessoas o alojamento temporário em acampamentos. A fonte também indicou que foi organizado o trânsito de 133 pessoas para as províncias de Voronezh e Moscou e disse que todas estão sendo acompanhadas de escolta policial.
A situação no leste da Ucrânia se agravou consideravelmente nos últimos dias. Os habitantes da região atravessam a fronteira russa fugindo da violência desencadeada pela operação militar do governo central de Kiev contra as milícias populares que lutam pela independência. Na sexta-feira, 6, já havia 995 cidadãos ucranianos em Rostov, incluindo 489 crianças. A expectativa é de que o fluxo de refugiados continue aumentando.
Fonte: Diário da Rússia