Ônibus com 40 pessoas – sendo mais de 20 crianças – não pôde passar pela fronteira
Cerca de 40 refugiados de Slaviansk, sendo mais de 20 crianças, chegaram à Crimeia após uma difícil travessia da fronteira russo-ucraniana e a passagem pela região de Rostov e Kuban, segundo informa a agência RIA Novosti, citando como fonte um porta-voz das autoridades da região de Krasnodar.
De acordo com Pavel Astakhov, defensor russo dos direitos das crianças, as autoridades ucranianas proibiram o ônibus vindo de Slaviansk de sair do país com destino à Rússia, o que fez com que as crianças tenham sido obrigadas a atravessar a fronteira russa a pé para entrar na região de Rostov.
Ainda segundo Astakhov, entre os refugiados ucranianos havia 21 crianças entre 7 e 13 anos e uma mulher com um bebê de dois meses. Na região de Rostov eles foram recebidos por representantes das autoridades locais, alojados numa pensão e posteriormente transportados em dois ônibus para Eupatoria, cidade balneária da Crimeia.
Anteriormente tinha sido comunicado o início de uma operação de evacuação de crianças de Slaviansk. O primeiro grupo de 200 crianças foi encaminhado para o acampamento internacional Artek. Está sendo preparado o envio de crianças para Svyatogorsk e outras cidades da região de Donetsk onde a situação é mais calma do que em Slaviansk, assim como para várias casas de repouso da região de Odessa.
Fonte: Diário da Rússia