ONU atrai US$ 23 milhões para iniciativa Escolas Seguras na Nigéria

quarta-feira, junho 4, 2014

Informação do secretário-geral foi dada quando se assinalam 50 dias do rapto de mais de 200 meninas na área nordestina de Chibok; plano visa garantir segurança de 10,5 milhões de crianças em idade escolar.

Proteção de 10,5 mil alunos. Foto: Acnur

Proteção de 10,5 mil alunos. Foto: Acnur

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Nos 50 dias do rapto de mais de 200 meninas pelo grupo Boko Haram na Nigéria, o secretário-geral das Nações Unidas disse que continua a fazer o possível para garantir a sua libertação e retorno seguro às famílias.

Nesta quarta-feira, o enviado especial de Ban Ki-moon para a Educação Global, Gordon Brown, anunciou que a Iniciativa Escolas Seguras na Nigéria atraiu mais de US$ 23 milhões até o momento.

Apoio Inicial

Falando a jornalistas em Nova Iorque, o porta-voz do chefe da ONU disse o valor será para fornecer um apoio inicial. O grupo foi sequestrado em abril na área de Chibok, no estado nigeriano de Borno.

Stephane Dujarric disse que o objetivo é garantir que as escolas, particularmente no norte, sejam protegidas de ataques além da tomada de medidas para melhorar a segurança na educação para meninas e meninos.

O escritório de Brown e o Fundo da ONU para a Infância devem trabalhar juntos para implementar a iniciativa, anunciada em princípios de maio na capital nigeriana, Abuja. O projeto também reúne parceiros da área empresarial e da sociedade civil.

Zonas Vulneráveis

O plano combina ações baseadas na escola e na comunidade com medidas especiais para a proteção para alunos de cerca de 5 mil estabelecimentos de ensino primário e secundário das zonas vulneráveis.

No comunicado, Ban promete continuar a trabalhar com o governo monitorizando a situação além de desenvolver planos de educação. A meta é garantir que os 10,5 milhões de crianças em idade escolar tenham espaços seguros para aprender.

A nota do secretário-geral encerra a reiterar que nenhuma criança deve ser impedida de aprender e nem enfrentar a ameaça de rapto pelo desejo de ir à escola.

Fonte: Rádio ONU


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close