Diplomata disse que a Nigéria poderia se espelhar na guerra de 20 anos vivida em seu país contra os rebeldes do Exército da Resistência do Senhor e retomar a ideia de “afastar o Boko Haram da população”
A União Africana (UA) reforçou os esforços feitos para encontrar as mais de 200 meninas e adolescentes nigerianas sequestradas pelo grupo islamita Boko Haram há quase dois meses – informou nesta sexta-feira (6/6) o embaixador de Uganda nas Nações Unidas.
Mull Katende disse que a organização está comprometida “com uma diplomacia discreta, porque não quer que a informação chegue aos sequestradores das meninas”. O diplomata ugandense disse que a Nigéria poderia se espelhar na guerra de 20 anos vivida em seu país contra os rebeldes do Exército da Resistência do Senhor e retomar a ideia de “afastar o Boko Haram da população”.
Quando perguntado sobre as negociações em curso para a libertação das meninas, Katende disse aos jornalistas que “há esforços intensificados e muitos países estão ajudando a Nigéria”. “Alguns destes esforços não podem ser divulgados, mas estão ali e esperamos poder resgatar as meninas em breve”, explicou.
Washington começou recentemente a monitorar o noroeste da Nigéria com aviões não tripulados e enviou equipes de especialistas – assim como França e Grã-Bretanha – para prestar assistência ao governo de Goodluck Jonathan na busca.
Fonte: Correio Braziliense