Agência da ONU enviou 33 toneladas de material para atender mais de 35 mil crianças; calcula-se que 450 mil menores de idade estejam deslocados no país por causa das recentes crises no país.
Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, enviou um carregamento aéreo com ajuda humanitária para crianças deslocadas pela violência no Iraque.
O material foi levado de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e já chegou a Erbil, cidade iraquiana destino de milhares de pessoas que fugiram dos confrontos armados em Mossul.
Tendas e Cobertores
O Unicef enviou 33 toneladas de produtos, que incluem tendas, cobertores, kits de recreação e higiene, e também material para ajudar no desenvolvimento infantil. Mais de 35 mil menores e suas famílias serão beneficiados.
A agência da ONU calcula que pelo menos 450 mil crianças estejam deslocadas pela recente crise iraquiana, não só em Mossul mas também na província de Anbar.
Prioridade
O representante do Unicef no Iraque, Marzio Babille, disse que a “prioridade é responder o mais rápido possível às necessidades das crianças”.
Entre elas estão o fornecimento de água potável e saneamento básico, vacinação e educação.
Babille afirmou que a comunidade internacional não pode esquecer que além de atender as necessidades básicas das crianças iraquianas é necessário ajudar as crianças sírias que estão refugiadas no Iraque.
Segundo ele, os recursos estão sendo divididos e a agência está fazendo tudo o que pode para responder a essas duas crises.
Fonte: Rádio ONU