A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) promoverá, no dia 10/06, às 18h, evento cultural em apoio aos refugiados, com destaque para a cerimônia oficial de instalação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), que faz parte de um projeto latino-americano do Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).
Desde 2003, o Acnur tem implementado essa cátedra em toda a América Latina para promover o ensino e a difusão desta doutrina em centros universitários da região, em parceria com governos, universidades e outras organizações internacionais. Além de difundir o Direito Internacional dos Refugiados, a cátedra também estimula a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes neste tema.
“Ao implementá-la, a Unifesp reafirma sua responsabilidade social e acadêmica perante a sociedade brasileira e internacional”, diz João Amorim, coordenador da cátedra e professor do curso de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios – Campus Osasco, que trabalha com o tema há mais de dez anos.
O nome da cátedra é uma homenagem ao diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto em um atentado terrorista no Iraque, que dedicou grande parte da sua carreira profissional nas Nações Unidas como funcionário do Acnur. A cerimônia contará com a apresentação de artistas convidados e com a presença de autoridades governamentais, representantes do Acnur no Brasil e militantes de setores que abrigam os refugiados.
Durante o evento, haverá o lançamento do Núcleo de Arte e Cultura da Unifesp e, com a presença da ministra da Cultura Marta Suplicy, será assinado o convênio entre o Ministério da Cultura e a Universidade, que prevê a realização de atividades conjuntas com a Cinemateca Brasileira.
A entrada do evento é 1 Kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) e/ou pacote de produtos de higiene pessoal. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Centro de Acolhida para Refugiados da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo.
Sobre a Unifesp
Criada em 1994, a Unifesp originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 e federalizada em 1956. Por meio do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), iniciou seu projeto de expansão em 2005. Atualmente, a Universidade conta com cursos nas áreas de Humanas, Exatas, Biológicas, Negócios e Saúde; distribuídos nos seguintes campi: São Paulo, Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, São José dos Campos e Osasco, além de unidades avançadas de extensão – Embu das Artes e Santo Amaro.
Serviço:
Evento cultural em apoio aos refugiados
Dia: 10 de junho de 2014 (terça-feira)
Horário: 18 horas
Entrada: 1 Kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) e/ou pacote de produtos de higiene pessoal
Local: Cinemateca Brasileira – Sala BNDES (210 lugares)
End.: Largo Senador Raul Cardoso, 207, na Vila Clementino – São Paulo/SP
Fonte: Instituto da Cultura Árabe