Vários congressistas americanos pedem criação de um programa de refugiados para menores centro-americanos

segunda-feira, junho 30, 2014

centro

Foto: POOL NEW / REUTERS

Vários congressistas americanos pediram ao Governo que avalie a criação de um programa de emergência de refugiados para os meninos centro-americanos que tenham imigrado ao país, com o objetivo de enfrentar ao aumento do fluxo de imigrantes menores de idade.

   As autoridades alertaram que milhares de menores, na sua maioria procedente da Guatemala, El Salvador e Honduras, estão entrando de forma ilegal nos estados, frequentemente sem os seus pais ou familiares. Este ano a cifra pode alcançar os 90 mil menores, frente aos 6 mil que chegaram ao país em 2011.

Os menores de idade realizam uma perigosa viagem com ajuda de traficantes de drogas ou adultos que se aproveitam da sua situação. Este aumento de imigrantes está gerando uma falta de recursos nos Estados Unidos, desde albergues temporários até tribunais de imigração.

Por isso, o senador republicano John McCain assegurou que a chave para terminar com esta crise é estabelecer um programa que ofereça o status de refugiado em Honduras, El Salvador e Guatemala, países com altas taxas de violência e pobreza.

McCain, congressista do Arizona, junto a outros membros do Congresso, tantos republicanos como democratas, defenderam que a criação de um programa de refugiados desestimularia os menores de idade a empreender uma viagem até os Estados Unidos.

“Acredito que é algo que necessitamos discutir”, afirmou a congressista democrata da Califórnia Zoe Lofgren. “Não necessita uma lei para fazê-lo”, sublinhou a congressista, que por sua vez é o democrata de maior categoria no subcomitê de imigração da Câmara de Representantes.

Logfren se mostrou surpreendida em declarações a imprensa sobre o fato que um congressista republicano tenha se aproximado para falar com ela sobre a idéia deste programa de refugiados, considerando as profundas divisões entre os partidos.

Da mesma forma que Lofgren, o congressista democrata de Illinois Luis Gutierrez, um dos maiores impulsionadores da reforma das leis imigratórias americana, manifestou em uma entrevista seu objetivo de estudar mais o possível programa de refugiados antes de adotar essa solução.

No entanto, reconheceu que a medida “poderia controlar a maré” de menores imigrantes que entram de forma ilegal no país, e ao mesmo tempo dar-lhes um caminho rápido e legal para retornarem mais seguros.

Por outro lado, outros congressistas como o senador republicano Richard Shelby, se opuseram à adoção deste programa. “Eu não faria”, assegurou o senador pelo Alabama. “Quantos mais vêm, mais virão. Haverá centenas de milhares”, sublinhou.

Fonte: Europa Press


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close