Abeer Seikaly, arquitecto e designer, desenvolveu uma solução prática e elegante para ser usada em zonas de desastre e albergar refugiados. Através do projecto Weaving a Home, o arquitecto criou tendas que, além de móveis, leves e resistentes, possuem um sistema de aproveitamento de água, geram energia solar e permitem aquecer água também com energia solar.
Inspirado nas técnicas de fabrico dos cestos artesanais e na flexibilidade da pele das cobras, Seikaly utilizou um tecido à prova de intempéries traçado em volta de tubos de plástico curvo, refere o Inhabitat. Com esta técnica consegue criar uma estrutura sólida que aguenta a compressão e tensão de cargas.
As camadas de tecido duplo que compõem as tendas são ocas e permitem a colocação de entradas à prova de tempestades, canalização e cabos eléctricos. Apesar de os modelos poderem ser adaptados, os protótipos apresentados pelo arquitecto possuem cinco metros de diâmetro e 2,4 metros de altura.
Graças à incorporação de um tecido com fortes propriedades térmicas, as tendas conseguem converter a energia solar em electricidade e em calor para aquecer água. Quando não são necessárias as tendas podem ser comprimidas e facilmente transportadas. O projecto ganhou vários prémios nos 2013 Lexus Design Awards.
Fonte: sapo.pt