Carro-bomba atingiu um posto de controle no sul de Kirkuk.
Curdos tomaram campos de petróleo perto da cidade.
Pelo menos 28 pessoas morreram nesta sexta-feira (11), e outras 25 ficaram feridas, em um duplo atentado na cidade de Kirkuk, no norte do Iraque, que está em poder de forças curdas, relatou uma autoridade de saúde local.
De acordo com Sabah Mohammad Amin, quatro mulheres, duas crianças e dois policiais estão entre as vítimas fatais de um atentado suicida com carro-bomba seguido da explosão de outro artefato.
Elas haviam fugido da ofensiva dos insurgentes sunitas nas províncias vizinhas e tentavam viajar para zonas mais tranquilas do sul, acrescentou.
O balanço anterior era de 13 mortos, incluindo duas crianças, dois policiais e quatro mulheres, além de 21 feridos.
O atentado com carro-bomba atingiu um posto de controle no sul da cidade e, logo depois, uma outra bomba foi detonada.
Aproveitando-se da retirada do Exército iraquiano diante do avanço dos insurgentes sunitas, as forças curdas tomaram o controle de Kirkuk, em 12 de junho. A cidade é disputada com o governo iraquiano.
Nesta sexta-feira, região autônoma do Curdistão também se apropriou de dois grandes campos de petróleo perto de Kirkuk. Junto com esses avanços, as autoridades curdas já anunciaram, para os próximos meses, a realização de um referendo pela independência.
Kirkuk é uma cidade multiétnica, situada 240 km ao norte de Bagdá. Antes de ser tomada pelos curdos, sua segurança era garantida por uma força policial formada por árabes, curdos e turcomanos.
Fonte: G1